top of page
  • Snapchat
  • Instagram
  • Black Twitter Icon

COORDENAÇÃO

Secretários Gerais

OS SECRETÁRIOS GERAIS:
GABRIEL MARTINS, MARIA CLARA PIRES, PEDRO PAULO ADAS

Coordenadores

RAFAEL ALVES
RODRIGO QUADROS

Depoimentos:

   O projeto Mini ONU é sem dúvidas a minha maior paixão acadêmica. Sou muito grata por tudo que aprendi sobre cultura, política, cidadania e sociedade de outras nações, com ênfase nos EUA e França. Aliás,eu sei que por causa disso sou uma cidadã consciente da realidade atual e com capacidade dialética .No entanto, não começou muito bem assim. Nas primeiras simulações peguei um país de 3 estrelas no comitê OTAN e desesperei. Tive medo, chorei (sim !!), passava madrugadas acordada por ansiedade, mas meus diretores e o Rogério sabiam do meu potencial e não me deixaram desistir. Dai em diante eu só evolui e fui um dos maiores destaques do comitê. No ano seguinte fui diretora da Mini ONU e do Mini Congresso. Hoje, Secretária Geral (uma honra).
  Imaginem se eu tivesse desistido? Ocupar uma posição tão importante em um evento que tem tamanha influência na vida de tanta gente é motivo de orgulho.  Que nossos delegados aprendam na MINI ONU que fazer política não é simples. Quando saírem do projeto, que o compromisso de vocês com a política se mantenha. Que a MINI ONU influencie na formação de cidadãos comprometidos com um mundo melhor, com menos preconceito, intolerância, desigualdade e corrupção.
   Enfim, não deixem as oportunidades passarem, se esforcem, dediquem e acima de tudo TENTEM. Coloquem seus nomes inúmeras vezes  na lista de oradores (se obriguem a falar), que o sucesso será paulatino mas certeiro! Darei o meu melhor para fazer jus a esse cargo e para auxiliá-los.Contem comigo. Bom, sem mais delongas, boa sorte e uma excelente Mini ONU.

Maria Clara Pires

Secretária Geral

 A Mini ONU sempre foi um projeto que me agradou muito. Desde muito tempo atrás, eu me lembro que escutava meu irmão mais velho discutindo sobre o projeto, e tudo o que eu queria era participar. Agora que já estou no último ano deste, eu devo muito a ele. Graças a Mini ONU, eu pude tomar iniciativa de conhecer mais a respeito da geopolítica mundial, sobre temas muito interessantes e relevantes. Além disso, para mim, o projeto pode ser considerado como um divisor de águas. Eu sempre fui um aluno dedicado e com bons resultados acadêmicos, porém sempre tive dificuldade de conhecer pessoas novas e me situar em diferentes grupos sociais. Porém, após a minha participação nesse, eu passei a me comportar socialmente de forma diferente, e graças a isso, hoje o meu ciclo social é bem mais amplo do que 3 anos atrás. Como já disse de forma breve na abertura do projeto, eu tive muito sucesso na Mini ONU, mas nunca foi fácil obtê-lo. Necessita-se de muito estudo, dedicação e perseverança, além de autoconfiança para impor seu ponto de vista nos debates. Enfim, para mim o projeto foi muito importante, pois me ajudou a lidar melhor com as questões sociais na minha vida e me inseriu em contextos políticos q pareciam muito distantes. Então por mais difícil e apavorante o projeto pareça, o importante é nunca deixar de se dedicar e se esforçar para melhorar a cada simulação.

Gabriel Martins

Secretário Geral

 A MINI ONU me trouxe vários aprendizados que, serão levados para a vida inteira, além de ter me dado uma noção de geopolítica muito grande, coisa que maioria das pessoas da minha idade não tem. Graças a esse projeto maravilhoso, tive o privilégio de estudar política mundial.

Como vocês escutaram rapidamente minha história na abertura, eu irei relatar novamente sobre minha experiência de uma forma mais calma. Na MINI ONU eu tive uma experiência bem diferente dos dois secretários (Maria Clara e Gabriel Martins) que são excelentes em debates e muito responsáveis.

 Algo que gosto sempre de falar é para vocês nunca desistirem do projeto nas primeiras semanas, não terem medo, mesmo que tenham muita vergonha tentem sempre ao máximo falar.

 Eu fui uma pessoa que nunca se destacou como delegado, fui aquela pessoa que estudava muito, sabia de tudo do comitê, mas quando chegava na hora de falar não conseguia. Mas mesmo com esse problema nunca desisti e isso ocorreu durante meus dois anos de MINI ONU.

 E como gosto muito deste projeto, apesar de não falar, nos meus anos passados tentava ajudar outras pessoas, pois ver que elas conseguiram ganhar alguma observação da mesa ou destaque no dia fazia eu me sentir como se fosse eu que tivesse ganhando. 

 Como uma pessoa que não foi menção, nem destaque, muito menos diretor conseguiu chegar a esse cargo? Tecnicamente consegui porque sempre amei o projeto e me esforcei para fazer o melhor possível de mim para ele.

 Diríamos que dei sorte de ser reconhecido pelos professores responsáveis da MINI ONU pela minha dedicação, e tenho certeza que se vocês realmente se dedicarem ao projeto, vai ser uma experiência ótima, além de depois deixar uma sensação de saudades. E garanto que se vocês não desistirem desse projeto podem ser escolhidos para exercer algum cargo, igual, felizmente, aconteceu comigo. Não pense que não vai chegar a lugar nenhum no projeto se tem dificuldades para falar, mesmo estudando muito.

Pedro Paulo Adas

Secretário Geral

Please reload

  • Snapchat
  • Instagram
  • Black Twitter Icon

Copyright © 2018 Mini ONU 2018. by Larissa Amaral Ferreira

bottom of page